A felicidade e o Parapente
A felicidade e o Parapente

Porque praticar o voo de parapente te deixa feliz?

 Finding Flow - Mihaly Csikszentmihalyi.

 Além da adrenalina! A procura do fluxo, segundo Mihaly é um estado de consciência do corpo que ocorre quando atletas estão imersos em atividades arriscadas e que exigem muita concentração. Substancias neuroquímicas são responsáveis por atingir um estágio denominado fluxo. Praticar o parapente, um esporte de forte emoção e concentração, de forma consciente e segura te leva a felicidade plena...Li o texto e resolvi compartilhar já que o tempo todo ouvimos dos alunos dizer: "Hoje depois do parapente eu sou feliz..."

 O fluxo é descrito como um estado de plenitude, onde é possível agir com desempenho ótimo sem a necessidade de pensar no que vai ser feito. Ele informa que a vida fica mais fácil quando se está acostumado a viver situações de stress altíssimas em que não se pode descontrolar-se. Acredita-se que as outras atividades ficam menos difíceis...

 Segundo o psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, com base em um estudo abrangente, que envolveu milhares de pessoas, chegou à conclusão de que, para se alcançar a excelência da vida, uma pessoa deve descobrir o que ele chamou de fluxo e se oferecer a essa experiência, já que ela permite uma vida melhor.

 Alcançar esse estágio não é fácil, precisa de muita dedicação e esforço para superar a fase da adrenalina! Quanto mais os atletas experimentam o flow mais felizes são e mais eficientes.

  A dificuldade em encontrar felicidade

 Se o progresso econômico não é o elemento que proporciona a felicidade plena, onde estaria o segredo?

O que faz as pessoas sentirem que vale a pena passar a vida fazendo coisas que não trarão fama ou fortuna? Essa foi a pergunta que Mihaly apresentou a diferentes artistas e cientistas, através de uma interessante metodologia. Ele enviava torpedos para os pagers de voluntários em momentos aleatórios ao longo do dia, e, assim que recebiam a mensagem, os participantes deveriam preencher um formulário descrevendo o que estavam fazendo e como se sentiam.

A partir dos resultados dessa pesquisa, Mihaly e sua equipe descobriram um grupo de "atividades ótimas" ou estado de "flow".

 O que é o estado de flow?

  Um dos participantes da pesquisa respondeu com um exemplo de Flow na área de música: "Você fica em um estado de êxtase de tal modo que sente que nem sequer existe mais. Eu vivi isso várias vezes. Minha mão parece mover independente de meu corpo, e eu não tenho a menor interferência no processo. Eu apenas fico lá, assistindo em fascínio. E a música apenas flui."

 Esse estado mental que nos dá a impressão de não estarmos mais na nossa realidade mundana é ideal.

Nosso sistema nervoso não pode processar mais do que uma certa quantidade de dados por segundo. Quando estamos realmente envolvidos em um processo completamente engajado de flow, ele não tem muita capacidade de monitorar como seu corpo está se sentindo, se está com fome, cansado ou mesmo pensar em seus problemas mundanos de casa e burocracias. Assim, a existência é suspensa temporariamente.

Ele também relata que parece que a mão está se movendo sozinha. No caso, esse processo automático e espontâneo somente surge quando o profissional é muito bem treinado e talentoso.

É também um processo espontâneo e sem esforço consciente. Uma descrição parecida como quando Einstein descreveu o processo de entender e descobrir o processo de relatividade.

Na área do parapente, quer dizer, tudo estava perfeito, tudo era bom. É uma adrenalina, como se você pudesse tocar adiante como se nunca quisesse parar pois está mandando muito bem. É praticamente como se não precisasse pensar, é como se tudo estivesse indo de forma automática sem pensar. É como se estivesse num piloto automático, você não tem pensamentos.

Isso também acontece no mundo dos executivos de alto sucesso e muito éticos. Essas são pessoas que definem o sucesso como algo que ajuda aos demais. Norman Augustine, antigo diretor presidente da Lockheed Martin, diz que "Eu sempre quis ser um homem de sucesso. Minha definição de ter sucesso é contribuir com algo para o mundo… e ser feliz fazendo isso… Você tem que gostar do que está fazendo. Você nunca será bom se não gostar do que faz. E em segundo lugar, você tem que sentir que está contribuindo para algo que vale a pena… Se qualquer desses ingredientes estiver faltando, provavelmente tem falta de significado em seu trabalho.".

 Como o estado de flow é atingido?

 Nas pesquisas de Mihaly entrevistando alpinistas, monges, pastores e uma variedade enorme de pessoas com diferentes níveis de educação e cultura, existem elementos comuns que indicam o que é estar no estado de flow:

  1. Completamente envolvido no que se está fazendo: com foco e concentração
  2. Um sentimento de êxtase, de estar fora da realidade do dia a dia
  3. Uma maior claridade interna, sabendo o que deve ser feito e quão bem estamos fazendo o que deve ser feito. Temos feedback imediato
  4. Saber que a atividade é possível, que nossas habilidades são adequadas para a tarefa
  5. Um sentimento de serenidade, sem preocupações e um sentimento de estar crescendo além dos limites do ego
  6. Uma idéia de estar além da dimensão temporal, totalmente focado no momento presente. As horas parecem passar como se fossem minutos
  7. Motivação intrínseca, seja qual for o elemento que produz o flow é a nossa própria recompensa

 Nos estudos de Mihaly, ele pode medir como as pessoas estão se sentindo a cada 10 minutos através de ferramentas de pesquisa. E o que ele descobriu pode ser representado na seguinte relação: o eixo horizontal representa nosso nível de habilidades e o eixo vertical representa os desafios diante de nós. Quanto maior o desafio e nosso grau de competência, maior a tendência em encontrar o flow.

Mas e com relação a assistir televisão, uso de entorpecentes e dormir? Não são atividades que geram prazer?

Apesar destas atividades serem prazerosas, elas envolvem pouca determinação e força de vontade consciente. Assim, não promovem nosso crescimento. O desafio é muito baixo e portanto essas atividades de puro prazer que exigem pouca habilidade nos levam ao relaxamento, tédio ou, pior: apatia.

 A pesquisa de Mihaly, documentada em detalhes no livro A Descoberta do Fluxo indica que se meramente formos passivos, nossas chances de alcançar a felicidade são baixas. É como se o ser humano não fosse naturalmente construído para encontrar felicidade como estado padrão.Mihaly propõe pensarmos no universo em termos de ordem e caos (ou entropia/desordem). Em sua teoria, humanos acham que a organização é prazerosa por si só. Esta constatação é peça fundamental da teoria de flow: a satisfação humana está no processo de trazer ordem e controle para nossas vidas.

 

topo